domingo, 29 de agosto de 2010

EU CANSEI!!

Eu cansei dos políticos. Não falo só os do Brasil. Todos os políticos desse nosso surrado planeta são exatamente iguais. Os que parecem ser diferentes são aqueles que ainda não investigamos com profundidade e sabemos pouco sobre eles. Parece até que a nossa política é a clara representação da “Caixa de Pandora”, aberta sobre nós. Vejam, então, como se comportam e ouçam o que dizem. Façam isso, raciocinem!

Eu cansei das pessoas que se dizem esclarecidas e votam nesses mesmos políticos, sem saberem bem por que o fazem. Muitas delas dizem, com um inexplicável e inocente argumento, que ele é seu amigo e, em um momento difícil,  poderá recorrer ao auxílio desse bondoso amigo político, mesmo sabendo que suas vidas só têm piorado. Reflitam sobre os motivos que fizeram você votar, até hoje. Acordem e pensem!

Eu cansei das mensagens dos políticos para consertar o analfabetismo da nossa educação, a doença da nossa saúde, o crime contra a nossa segurança e a igual desigualdade da nossa concentração de renda. Observem que, desde que eles começaram a prometer  melhorias, a situação só tem se agravado. Façam um exercício e tentem relembrar as mensagens de todos os políticos, durante todo o tempo da sua vida. Vejam que só foram promessas. Reflitam sobre isso!

Eu cansei de ver políticos lançarem seus filhos como candidatos a cargos públicos, sem que esses tenham angariado o mínimo de experiência, nem mesmo em pequenos trabalhos na área. Aliás, a maioria deles nunca trabalhou. São meninas e meninos sarados, mauricinhos e patricinhas que veem no cargo político a  única oportunidade de emprego. Lembrem quantos candidatos você conhece com esse perfil, principalmente nesta eleição. Façam isso: puxem pela memória!

Eu cansei de ver recursos públicos serem desviados descaradamente e não acontecer muita coisa com as pessoas que são acusadas de fazê-lo. Vejam quem são as pessoas que fazem as leis e aquelas que mais se beneficiam com a impunidade patrocinada pelas leis frouxas. Meditem sobre isso!

Eu cansei de políticos engraçadinhos que fazem com que uma parte do povo, que se diz  inteligente, vote com a desculpa de estar protestando. Na verdade, quem vota simplesmente por protesto passa a ser mais um palhaço no picadeiro. Se o cidadão não vislumbra candidatos merecedores do seu voto, a saída é anular o voto, para não participar daquilo que não concorda. Essa é a única opção plausível. Qualquer outra seria brincar com coisa séria. Botem as mãos na cabeça e... raciocinem!

Finalmente, eu cansei de uma política do individualismo. Eu cansei de políticos que ficam ricos com a política, eu cansei da ingenuidade popular, eu cansei desse “faz-de-conta”. Eu não tenho mais tempo para ter esperança. Eu cansei de ficar cansado.

Natal/RN, 29.08.2010
HERIBERTO GADÊ DE VASCONCELOS

3 comentários:

  1. Esse artigo tá parecendo coisa de político, ou de quem está querendo ser.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima crônica!

    Não à resignação!

    "Não é na resignação, mas na rebeldia, em face das injustiças, que nos afirmamos" Paulo Freire

    Como estudante de Ciência Política I, afirmo que sua produção textual é digna de uma nota 10,0!

    Parabéns, seu Heriberto!

    ResponderExcluir
  3. Concordo tio e ainda assino em baixo vou anular meu voto, n podemos concordar com esta palhaçada. Parabens e continue postando os seus artigos que são muito interessantes, abraço.

    ResponderExcluir