domingo, 4 de outubro de 2009

O SEGREDO É RELAXAR E GOZAR

É muito comum ver o desespero de torcedores de clubes que estão enterrados na zona de rebaixamento, no Campeonato Brasileiro. Apesar de compreensível, recomendo que os torcedores envolvidos não devam ficar tão desesperados ou desesperançados assim.

Não existe guerra sem derrotas. Toda vitória tem em sua história vários recuos. Meu time já esteve rebaixado e, mesmo assim, me deu muitas alegrias enquanto estava nessa situação. Este ano ele novamente está fazendo um esforço enorme para cair, juntamente com outros 4 nordestinos. Nem isso me desespera.

Nunca chorei a queda do meu time. Ao contrário, isso me motivou a não perder um só jogo, já que é lá que me divirto. Não admito que nada, absolutamente nada, venha a comprometer a minha alegria de ver meu time jogar e acompanhar as notícias sobre seu desempenho, seja ele bom ou mau, como acontece agora.

O segredo não é o excesso de conformismo, longe disso. Hoje o futebol é para mim o que deveria ser para todo mundo: uma diversão. Vou aos estádios para ver o jogo, encontrar com amigos, tomar uma cervejinha, bater papo, além de ter o prazer de gozar os amigos/torcedores adversários, quando posso. O futebol precisa ser um evento de diversão e não de sofrimento ou de violência. Vejo o futebol como uma ida ao cinema. O ritual que envolve o cinema (a pipoca, o refrigerante, o lanche e a companhia) é muito mais importante e prazeroso que o próprio filme.

Vejam os casos do Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Atlético, Botafogo e outros, que conseguiram dar muito mais alegrias às suas torcidas na Série B que quando estavam na Série A. Vi o jogo de aniversário de 100 anos do Vasco. Aquele espetáculo foi fantástico. O Maracanã estava lotadinho, como há muito não se via. A torcida, mesmo sem entender, estava alegre e nem lembrou que estava disputando uma Série a qual, no início do ano, abominava.

Então, torcedores sofredores do País, acalmem seus corações, pois há vida, alegria e festa nas Séries A, B, C, D, E, F... Basta que vocês queiram. A esperança na vitória e no novo acesso é que move a torcida. A regra é saber que no ano que vem, tem mais.

HERIBERTO GADÊ DE VASCONCELOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário